quarta-feira, 19 de junho de 2013

Nova Zelandia : Paraíso não pode ser muito longe disso

NOVAZELANDIA_1

Em 2006 fiz uma viagem de duas semanas pela Nova Zelândia e fiquei completamente apaixonada por este país! Definitivamente tenho que concordar com uma placa que li na cidade Whangarei bem ao norte do país que dizia: “New Zealand – Paradise can not be far from it!!”
 Pude percorrer as duas ilhas que formam a Nova Zelândia e visitei as principais cidades, meu roteiro foi o seguinte: Recife – São Paulo – Santiago – Auckland – Whangarei – Tutukaka – Whangarei – Hamilton – New Plymouth – Dunedin – Christchurch – Auckland – Santiago – São Paulo – Recife.
NOVAZELANDIA_2

ILHA NORTE:
Considero a ilha norte “The Real New Zealand”. Nesta região a cultura é mais forte, o pessoal é mais descontraído e o clima é super quente.
Na primeira parada, Auckland (maior cidade do país), podemos sentir a tranqüilidade da Nova Zelândia mesclada a um certo agito de um grande centro. É de se impressionar a quantidade de barcos! A relação é de dois barcos a cada três habitantes!
Dentre os pontos turísticos visitados, o primeiro foi o Museu de Auckland para ver uma apresentação Maori (primeiros habitantes da ilha). Lá dizia: KIA ORA HAERE MAI (“Olá!seja bem vindo!” em Maori). No caminho, passamos por um parque chamado “Domain” que é super bonito. Depois seguimos para o “Mont Éden” onde se pode ver uma bela vista da cidade e, finalmente, todo o grupo seguiu para o Downtown, onde, vimos muitas lojas de souvenirs.
Falando em souvenirs, você não pode sair da Nova Zelândia sem pelo menos uma dessas lembranças:
a) Cosméticos de Kiwis fruit: A palavra Kiwi é, sem dúvida a palavra que você mais vai ouvir no país, isso porque ela pode ter 3 significados: a fruta, um pássaro e ainda nome para quem nasce na Nova Zelândia.
b) Ovelhas de Pelúcia. Existem mais ovelhas do que pessoas na Nova Zelândia! Este é sem dúvida um animal típico do país.
c) Jóias de pedra Jade e Paua Shell.
d) Artigos esportivos do All Blacks, o melhor time de Rugby do mundo e um orgulho nacional.
A próxima parada foi a cidade de Whangarei bem ao norte. É uma cidade super charmosa. O centrinho é muito fofo e tem tudo! Super bem servida de restaurantes e lojinhas. Whangarei é próxima à região de Bay of Islands e à Tutukaka onde se situa “Poor Knight Islands” considerado o melhor lugar para mergulho da Nova Zelândia. É claro que eu não deixei de experimentar! A região lembra um pouco Fernando de Noronha. O clima é maravilhoso, tem lindas praias, ideal para a prática de esportes náuticos, as paisagens são paradisíacas, a gente simpática e hospitaleira e a cultura Maori é forte e rica.
Terceira cidade: Hamilton, é uma cidade grande, parece que você está nos EUA, tem uma universidade enorme (The University of Waikato) por isto tem mais Pub’s e uma certa vida noturna. Tem o maior rio do país e fica a cerca de 40 minutos de Raglan – uma das melhores regiões de Surf da Nova Zelândia.
A cidade de Rotorua, uma das cidades mais turísticas da Nova Zelândia, é famosa por seus termas e pela forte cultura Maori. Fica próximo a Waitomo Caves, também bastante turístico e bonito. Já Taupo é próxima de Rotorua, tem brilho próprio pelo seu famoso lago e pelos esportes radicais que, inclusive, são mais baratos do que em Queenstown. A cidade é próxima de montanhas para a práticas de esportes de inverno. New Plymouth, é uma cidade pequena, todo mundo conhece todo mundo, muito segura, o clima estava quente e agradável no verão, tem acesso à praias para surf e acesso às montanhas para prática de esqui e snowboard.
NOVAZELANDIA_3
ILHA SUL:
A primeira parada da ilha sul foi na cidade de Dunedin que significa “a Escócia do Sul”. Parece realmente que você está na Europa, pelo clima mais frio e pelas construções, porém com a grande diferença dos neozelandeses serem mais simpáticos e abertos. A cidade fica próximo à Queestown, região mais famosa para prática de esportes radicais. Curiosidade: Para pular dos três Buggy-jumps, a chamada “Trilogia”, o preço é em torno de NZD 300,00. Recomendo demais também a região de Milford Sounds com lindos Fiordes e Mount Cook, ideal para esquiar e andar de snowboard. A última parada Christchurch, cidade bastante européia, é considerada a cidade mais inglesa fora da Inglaterra, é também uma das maiores cidades do país.
Bem, como deu para perceber, gostei muito da Nova Zelândia, para quem quer aprender inglês num estilo bem descontraído, aprecia a natureza e adora praticar esportes radicais ao ar livre, a Nova Zelândia é uma ótima escolha! As pessoas são mais puras e do que os EUA, mais simpáticas e mais abertas à diferentes culturas do que a Inglaterra, e o clima é mais ameno e quente do que o Canadá .
Espero que tenham gostado da Nova Zelândia! Até a próxima! ;)

Escrito por Marina Motta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INOVE pelo mundo